quinta-feira, 2 de julho de 2009

fonte para atividade 4
http://www.mundoinnova.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=84:-a-saude-como-inovacao-no-trabalho&catid=144:outubro-08&Itemid=511
NECESSIDADES CALÓRICAS

Cálculo do metabolismo basal:
para homens:
MB = 1,3 x {66,4 + [(13,7 x peso(kg)) + ( 5 x altura(cm)) - (6,7x idade(anos))]}
para mulheres:
MB = 1,3 x {655 + [(9,5 x peso(kg)) + (1,8 + altura(cm)) - (4,6 x idade(anos))]}

Exemplo: uma mulher de 30 anos, pesando 60kg e com altura de 1,60cm terá um MB de: 1787,5 calorias/dia.

outro calculo é considerar o consumo de energia como sendo de 1,3 kcal para cada quilograma por hora.
um ser humano com 70 kg necessita de 24(numero de horas por dia) x 70 x 1,3 kcal diariamente.Entretanto, isso só ocorrerá se ele mantiver uma vida sedentária.
ir ao colégio no período da tarde, estudar e lazer em outros períodos, incluindo a pratica de algum exercício físico, porém com uma intensidade e uma regularidade não muito grande, a quantidade de energia aumenta consideravelmente. O gasto é de aproximadamente 0,2 kcal por hora, ou seja, 48 kcal a mais por dia, do que uma pessoa sedentária.
ALIMENTAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA

Buscar uma alimentação saudável e equilibrada passou a ser muito mais que uma questão estética; atualmente, há uma preocupação mundial com a obesidade e o sobrepeso. Apesar da escassez de alimentos que sofrem algumas populações subdesenvolvidas, ou em desenvolvimento, há oferta exagerada, e sem qualidade, para outras, como nos Estados Unidos, um dos países campeões de obesidade.

A população norte-americana vem engordando de forma muito rápida, e já registra como segunda causa de morte no país as doenças decorrentes da má alimentação, que geram doenças cardiovasculares, respiratórias, entre outras. A partir dessa constatação fica claro que saúde não é, necessariamente, uma conseqüência de riqueza ou condição material, mas de uma postura adequada diante da alimentação.

A escalada antinutricional vem preocupando órgãos ligados à saúde, especialmente porque neste quadro estão incluídas crianças e adolescentes, que são candidatos potenciais a permanecer obesos na fase adulta.

Sabe-se que alguns dos principais “vilões” do ganho de peso e doenças atuais são os açúcares e algumas farinhas refinadas, presentes na maioria dos produtos consumidos hoje em dia.

O grande desafio é mostrar aos consumidores que é possível se fazer uma refeição saudável e saborosa sem se utilizar os “vilões” acima mencionados, que classificamos como “maus carboidratos”.Os carboidratos são excelentes fontes de energia, e devem estar presentes na alimentação, mas eles vão além dos pães, biscoitos e massas industrializadas. É importante sabermos que existem os “bons carboidratos”, presentes em grãos integrais, frutas, legumes, raízes ou tubérculos.