O acumulo de gordura é muito importante para que nos mantenhamos vivos, porém esse acumulo deve ser moderado.Todas as células precisam de energia. No entanto, como medida de precaução, as células também acumulam gordura em seu interior, sob a forma de depósitos para uso em caso de falta de nutrientes. Uma vez que a gordura é acumulada acima de um nível, ela inibe a atividade dos lisossomos, criando assim um círculo vicioso: mais gordura, menos lisossomos;os lisossomos são responsáveis por quebrar as moléculas de gorduras.Fatores genéticos somados a uma má alimentação e a uma vida sedentária podem ser os responsáveis pelo acumulo de gordura em excesso.
Segundo um estudo publicado na edição de maio da revista científica Psychosomatic Medicine, a depressão está associada ao acúmulo de gordura no abdômen. Ou seja, além do acúmulo de gordura ser prejudicial fisicamente também nos prejudica psicologicamente. Recentes estudos comprovam que pessoas que estão dentro do peso considerado normal podem desenvolver doenças características do sobrepeso, como diabetes, colesterol e hipertensão.
Abaixo, seguem dicas para evitar o acúmulo de gordura:
-Fazer refeições regulares, numa média de cinco a seis por dia, e beber muito líquido também auxiliam na manutenção da baixa taxa de gordura localizada.
- Uma alimentação balanceada, rica em verduras, frutas e legumes, associada a exercícios físicos frequentes pode garantir uma melhor qualidade de vida. É importante que se evite excessos de gordura, principalmente as animais, embutidas em carnes gordas.Fontes:
Uol Saúde
O Globo
Sem comentários:
Enviar um comentário